A Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS é um documento que contém informações sobre a vida profissional do trabalhador e sobre sua filiação ao Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS. Foi criada pelo Decreto-lei n.º 926/69.
ONDE PODE SE FEITA?
Nos postos de atendimento credenciados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE) ou subdelegacias do trabalho.
Os postos de atendimento podem ser encontrados clicando aqui.
QUANDO PODE SER FEITA?
Pode ser solicitada a partir de 14 anos de idade.
A CTPS É GRATUITA?
Sim, em todos os locais não há cobrança para emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social.
QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS?
1) Emissão de 1ª Via
- 02 fotos 3x4, fundo branco, coloridas ou em preto e branco, iguais e recentes;
- Comprovante de residência;
- CPF;
- Documento de identificação.
OBS: Documentos que podem ser aceitos: Carteira de Identidade; Certificado de Reservista ou Identidade militar, Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; ou qualquer outro documento oficial de identificação, desde que contenha todas as informações necessárias ao preenchimento da identificação do interessado.